Seguidores

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Macumba, mitos e verdades....

(Baobá)

 Macumba, uma palavra tão comentada e criticada. Muitos assimilam ela a Umbanda, pelo seu histórico de praticas de feitiçaria, oferendas em encruzilhadas e despachos, mas não, na umbanda pra ser bem exato, nem oferendas são feitas, de acordo com as leis do "Caboclo das Sete Encruzilhadas". O real proposito da Umbanda é a caridade com o próximo, visando sempre em ajudar seus filhos.
Bom, enfim, voltando a Macumba, muitos vêem em seu significado como um antigo instrumento de percussão, chamado "Reco Reco",mas não, a palavra Macumba se originalizou pelos cultos africanos que eram feitos debaixo de arvores de grande copa, como o BAOBÁ, e os "sinhozinhos" vendo aqueles rituais aos pés da árvore, dentre as poucas palavras que entendiam, era a "macumba" que eles falavam. Dessas arvores era usada a madeira para confecção de atabaques, usavam também sua madeira para fazer o instrumento reco reco, mas hoje em dia quase não é mais usada, feito ele sim de ferro ou bambu. Com o tempo associavam a macumba ao mal, porque para os brancos, matar animais e ofereçer aos Deuses,era e ainda é ate hoje inaceitável.
No início do século XX com o surgimento da Umbanda, esta que muitas vezes era realizada nas praias começou a ser conhecida pelo termo macumba, pelos seus atabaques usado durante as giras, e por ser um instrumento musical, as pessoas referiam-se da seguinte forma: "Estão batendo a macumba na praia", ficando então conhecidas as giras como macumbas ou culto Omoloko
Popularmente, a palavra macumba é utilizada para de
signar genericamente os cultos sincréticos afro-brasileiros derivados de práticas religiosas e divindades dos povos africanos trazidos ao Brasil como escravos e tem origem no povo Banto, tão presente na nossa cultura e por isso, merecedora de respeito.
Termo definido pela religião da umbanda sagrada:
MACUMBA - ma = uma
- cum = caminho
- ba = conquista
então, significa, " Uma conquista no caminho", também designado " trabalho na vida"

Carimbó, e um grande atabaque de origem africana
feito do tronco oco de grandes árvores,
tal como o Baobá,com cerca de um metro
de compriento por 30 cm de diâmetro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário